Data: 08/09/2016
Que tal chegar para o seu atendimento e aguardar no conforto de uma sala de espera, sem receio de não ouvir o médico lhe chamar? Melhor ainda, ser informado da sua vez de forma eletrônica através de uma imagem com seu nome, nome do profissional que fará o atendimento e a sala identificados em uma televisão? Essa é a nova realidade do ambulatório do Hospital São Vicente de Paulo que inovou ao criar um sistema informatizado de chamada para o ambulatório. O sistema entrou em funcionamento há cerca de um mês e cujos benefÃcios são percebidos por profissionais e pacientes.
O novo método de chamada surgiu da necessidade de melhor atender os pacientes do ambulatório do HSVP. “Nós tÃnhamos um local adequado para os pacientes aguardarem, porém com receio de não ouvirem a chamada do médico, muitos optavam por permanecer nos corredores. Dessa forma, percebemos que era fundamental montar uma estrutura aliando as novas tecnologias ao compromisso constante de bem atender; assim surgiu o novo sistema”, explica o coordenador geral do HSVP, Dario Clair Staczuk.
Terminal de chamada
Quando o paciente chega ao ambulatório, é recepcionado, seu cadastro é realizado e ele é encaminhado para a sala de espera onde uma televisão/terminal informa o momento do seu atendimento, trazendo ainda o nome do profissional responsável e a qual consultório a pessoa deve se dirigir. Além do alerta no terminal, um sinal sonoro informa sempre quando um paciente é chamado.
A proposta integra o desafio constante de toda a equipe do Hospital em dinamizar os serviços levando atendimento de qualidade, com eficiência e eficácia. “Trata-se de uma ferramenta que permite maior conforto as pessoas que aguardam por sua consulta e aumenta a segurança do paciente por permitir integrar as informações em seu histórico na unidade”, explica o responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação e programador Roberval Smekatz. Segundo ele, o sistema é integrado possibilitando que o histórico do paciente fique registrado dando maior segurança ao médico e ao paciente. A informatização do ambulatório integra um processo de conexão entre os diversos setores da unidade hospitalar. O novo método dinamizou também os serviços administrativos, pois anteriormente era realizada uma ficha de registro manual e com a adoção do processo informatizado diminuiu-se o fluxo entre sala de espera e recepção. “O novo sistema trouxe grande melhoria em todo o fluxo de trabalho. Aqui na recepção antes as fichas dos pacientes eram manuscritas, dessa forma, perdia-se muito tempo procurando o registro do paciente. Com o novo cadastro, o médico tem o seu histórico rapidamente”, explica a Auxiliar Administrativa que secretaria os médicos, Gislaine Pimentel. Ela é responsável pela agenda dos 21 profissionais que atendem no ambulatório e tem observado na prática a dinamização dos serviços.
O ambulatório do HSVP realiza atendimento especializado de consultas eletivas com agendamento prévio, não atende emergência. Em abril deste ano, foram realizados cerca de mil atendimentos no ambulatório que atende Mafra e região.