Data: 22/03/2018
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, como forma de alerta e conscientização para a importância desse elemento para a vida no planeta e a grande necessidade de o preservarmos.
Mas, você pode estar se perguntando, porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008%, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).
Infelizmente, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) sofre com contaminação, poluição e degradação pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Atualmente, 844% milhões de pessoas no mundo já não tem acesso à água potável.
Para o Hospital São Vicente de Paulo, o uso da água é imprescindível em diversos procedimentos, além, é claro, da ingestão pelos nossos pacientes e funcionários. A água está presente na esterilização de equipamentos, limpeza dos ambientes, auxílio em cirurgias, preparo de alimentação, entre outros. Por sermos uma instituição que leva muito a sério o compromisso com a vida, nos sentimos responsáveis por preservar aquilo que está tão fortemente atrelado a ela. Devido a isso, buscamos consumir água de maneira sustentável e alertamos a todos os amigos da comunidade para que façam o mesmo.
Os cuidados com nossos bens mais preciosos são imprescindíveis para que possamos gozar deles por mais tempo. Água é vida, e nosso cuidado é e sempre será para com a vida. Preserve água, preserve a vida!