Data: 02/10/2019
O Hospital São Vicente de Paulo realizou uma série de ações voltadas a incentivar a doação de órgãos, em alusão ao Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro. A campanha envolveu atividades de conscientização para profissionais da saúde e comunidade em geral e é liderada pela Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT).
No último dia 27, aconteceu a 7ª Carreata de Sensibilização à Doação de Órgãos, que saiu da frente da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Mafra, seguindo pelas principais ruas do Centro de Mafra e Rio Negro, reunindo veículos do hospital, parceiros, apoiadores e comunidade em geral.
De acordo com uma das coordenadoras da CHT, Enfermeira Lucimara Kauva, as dúvidas sobre o sistema de doação de órgãos e o desconhecimento dos familiares sobre a intenção de uma pessoa ser doadora, ainda são obstáculos para o aumento das doações. Por isso, as ações têm o propósito de desmistificar essa ideia.
São 7 a 8 vidas salvas por uma doação e não é mais necessário deixar nada por escrito, o importante, é a pessoa falar para a família que quer ser um doador de órgãos. Assim, os familiares poderão autorizar a doação.
“Deixe uma herança que vai salvar vidas – Seja um Doador de Órgãos”