Data: 05/11/2021
O Serviço de alta complexidade em Cardiologia do Hospital São Vicente de Paulo é referência não só do Planalto Norte de Santa Catarina, mas também da região que engloba: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e Corupá.
Sendo assim, atende diariamente pacientes em vigência de infarto agudo do miocárdico, quais necessitam encaminhamento urgente para o setor de hemodinâmica, para realização de cateterismo e angioplastia coronariana. “O infarto agudo do miocárdico é uma doença de alta gravidade sendo necessário uma rápida intervenção da equipe médica do nosso Hospital. Assim é necessário que o transporte e encaminhamento sejam realizados com urgência a fim de que essa intervenção seja realmente efetiva”, explica o Dr. Rafael Sachet, Médico Cardiologista/Hemodinamicista e Coordenador do serviço de Cardiologia do HSVP.
O paciente que sofre o infarto, recebe os primeiros socorros na sua cidade e após, deve ser transportado para uma unidade referência, como no caso, o HSVP que dispõe de uma equipe médica e de enfermagem especializada em Cardiologia para atender esse tipo de paciente em qualquer hora do dia. E todos os dias o Hospital de Mafra recebe um grade número de pacientes através de transporte terrestre realizado pelo SAMU e muitas vezes, para agilizar o atendimento, o transporte também é realizado por Helicóptero do SAMU (arcanjo).
“Tamanha agilidade é de suma importância para que possamos salvar a vida das pessoas!, finaliza Dr. Rafael.