Data: 07/10/2015
Na tarde de quarta-feira, 30, foi realizada a tradicional Carreata da Doação de Orgãos, que passou pelas ruas Centrais de Mafra e Rio Negro, bairros Jardim América e Vila Nova. A ação ocorre anualmente para lembrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos – 27 de setembro e é realizada pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos Tecidos e Transplantes (CIHDOTT) com apoio do Corpo de Bombeiros de Mafra e Rio Negro e da Polícia Militar de Mafra.
A campanha, que pede às pessoas deixarem o seu melhor “Doe órgaõs – doe vida”, pretende sensibilizar a população. A doação de órgãos ou tecidos pode salvar muitas vidas porém sua realização esbarra na desinformação da família, que necessita autorizar a doação por escrito. Os coordenadores da CIHDOTT Lucimara Kauva e Carlos Friedrich filho, contam que muitas pessoas acreditam que precisam registrar a opção pela doação na carteira de motorista, mas não é necessário. Basta apenas avisar a família.
Doação de Órgãos
Dados do Ministério da Saúde, divulgados em setembro, demonstram que entre janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. Essas doações possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, fazendo com que crescessem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea.
Mafra
Desde setembro de 2009 o HSVP está habilitado para realizar a captação e transplante de órgãos, com uma equipe especificamente treinada para este fim. Não há estimativas do número de doadores na região, porém segundo os coordenadores do CIHDOTT, uma entrevista recente realizada com famílias mafrenses, apresentou uma crescente adesão ao “Sim”.
Este foi o terceiro ano em que o dia do Doador de Órgãos foi lembrado com uma carreata. A ação neste ano contou com 30 automóveis vem recebendo a cada edição o apoio de mais empresas e entidades mafrenses. Além disso, a CIHDOTT também realiza durante todo o ano, palestras de sensibilização nas escolas e empresas, além da orientação à pacientes do HSVP.“Deixe sua visão para o homem que nunca viu o amanhecer nos braços de sua amada. Deixe seu coração para a mulher que vive para fazer o coração de seu filho feliz. Deixe o exemplo. E, principalmente, deixe a sua família saber do seu desejo de ser um doador de órgãos. Quem deixa o seu melhor deixa a vida seguir em frente”, ressalta Lucimara Kauva.