Data: 15/05/2015
Manter a forma não é só uma questão de estética, mas também de saúde. Cuidar para que a alimentação seja a mais saudável possível é o primeiro passo, mas movimentar-se é fundamental. E tem que sentir prazer ao fazer isso.
Dançar, por exemplo, é divertido e ainda estimula a capacidade aeróbica, trabalhando todos os músculos, ao mesmo tempo em que você alonga e modela o corpo. Ela também favorece e melhora a coordenação motora, além de ser uma ótima terapia, ajudando a pessoa a colocar para fora todas as suas emoções e os seus sentimentos, desinibindo e deixando você ainda mais sensual.
Cada vez mais procurada nas academias, a hidroginástica vem fazendo adeptos e adeptas que procuram esta modalidade de exercício porque são praticados na água; no verão, refrescam o estresse de qualquer um, e no inverno pode ser praticada sem problemas, pois as piscinas são confortavelmente aquecidas.
A água torna os impactos dos exercícios mais suaves, protegendo o corpo e as articulações, por isso a hidroginástica é indicada para combater a flacidez e a obesidade. A hidroginástica também é uma atividade que não apresenta contraindicações, mas para o exercício ter o resultado desejado, é necessário que a água esteja na altura do tórax.
Já a natação é o mais completo exercício, pois envolve todos os músculos do corpo. É relaxante, além de recomendado pelos médicos para pessoas que sofrem de problemas respiratórios. É também ótima alternativa para melhorar a estética corporal, principalmente acima da cintura. E o melhor de tudo que pode queimar de 300 a 500 calorias por hora.
Sem dúvida nenhuma, a caminhada é o mais popular e democrático de todos os exercícios. Não tem contraindicação. A caminhada por ser praticada por qualquer pessoa. É um exercício prazeroso, que favorece a oxigenação do organismo e ativa a circulação, aliviando o estresse, trazendo inúmeros benefícios ao coração, à mente e também aos pulmões. Como começar? Caminhe 10 minutos por dia, durante uma semana e, aos poucos, vá acelerando os passos e aumentando o trajeto percorrido. Aumente as distâncias de acordo com a sua capacidade respiratória.
E pedalar uma magrela? A bicicleta é uma maneira de manter a forma e eliminar aquelas gordurinhas que estão incomodando. Pedalar aumenta a resistência física, acelera o fluxo sanguíneo e trabalha os músculos das nádegas e pernas. A bicicleta também é ótima para corrigir a postura e ajuda a adquirir o hábito de fazer exercícios todos os dias. Para quem vai começar, é aconselhável fazer de 15 a 20 minutos seguidos, por dia e, aos pouquinhos, ir aumentando esse tempo. Isso vale para os ciclistas das bikes e das bicicletas ergométricas.
Importante: antes de optar por qualquer uma destas modalidades é bom consultar um médico para que avalie as suas condições físicas. Feita a opção, antes de começar o exercício, faça um alongamento e prepare os seus músculos para o benefício.
Você decidiu que vai se exercitar dançando e a sua festa não tem hora para acabar? Então aqui vão algumas dicas, evite bebidas alcoólicas e energéticos. Acredite, dá para se divertir sem nada disso. Quando chegar “morta” em casa, nada de dormir com o rosto maquiado. Limpe tudo e deixe a sua pele respirar. Mas, se você acordar com a “cara amassada”, existem algumas soluções caseiras que ajudam a diminuir os efeitos dos excessos na pele. Misture iogurte com mel (peles normais ou oleosas); ou abacate e mel (para as peles secas ou desidratadas) e aplicar no rosto por 20 minutos, retirando com bastante água fria. Compressas de água de rosas (não é o leite de rosas), chá de camomila ou soro fisiológico suavizam olheiras quando colocadas bem encharcadas sobre os olhos.