Data: 08/09/2016
Entre os dias 25 e 29 de julho, os funcionários do Hospital São Vicente de Paulo participaram da 24ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Neste ano, o tema da SIPAT foi “Segurança é a chave para a qualidade no trabalho”. “Nos esforçamos para fazer uma programação interessante e angariamos alguns brindes para sortear entre os participantes”, comentou Jucimara Rosauro, integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A semana
– Na segunda-feira (25), cerca de 50 pessoas acompanharam a discussão sobre o tema “Combate à violência contra mulheres e meninas”, em parceria com o Clube Soroptimista de Rio Negro. Quatro adolescentes, das escolas Santo Antônio, Francisca Isabel e Excelência, acompanhados das mulheres soroptimistas, apresentaram o assunto, trazendo dados sobre a violência contra a mulher, dados sobre a legislação na área, além de falar da necessidade do combate ao machismo, raiz do problema da violência contra as mulheres.
– Na terça (26), foi a vez de falar sobre a manutenção da segurança durante o trajeto de casa até o trabalho. Desta vez, foi a Polícia Militar que ajudou a problematizar a questão, já que os “acidentes de trajeto” estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. A atenção para prevenir esse tipo de acidente foi omotivo da conversa.
– Na quarta-feira (27), os funcionários acompanharam demonstração prática sobre combate aos princípios de incêndio com extintores, guiados por um técnico em segurança do trabalho da empresa Contra Chamas. No pátio do hospital, os colaboradores puderam manusear o equipamento e combater as chamas.
– No dia 28, uma pausa na programação para participar da Missa de Ação de Graças em Homenagem aos 66 anos do Hospital, com a participação do pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida.
– Na sexta-feira, dia 29, as atividades da SIPAT se intensificaram. No início da tarde, os funcionários ouviram a assistente social Lia Teixeira falar sobre as diferentes formas de violência que podem ser registradas no ambiente de trabalho. Ao longo da tarde houve um momento para comemoração da Sipat e do aniversário de 66 anos do Hospital São Vicente de Paulo. Trajados com roupas típicas, os colaboradores desfilaram e dançaram no pátio todo decorado com bandeirolas e fogueira, alegrando a tarde de pacientes, visitantes e acompanhantes. “O clima hoje está muito bom. Dá uma renovada no ambiente”, comentou Rosane Prestes de Souza, que há oito dias acompanhava a avó internada no hospital.
“No aniversário do hospital, o agradecimento fica a todos os que trabalham aqui e que fazem o trabalho com todo amor e dedicação A Serviço da Vida”, comentou o Diretor Geral do Hospital, Dario Staczuk. A festa julina foi uma realização da Sipat em parceria com a Comissão de Humanização do HSVP.