Data: 13/11/2019
O Câncer de Mama é o tumor mais frequente entre as mulheres e a principal causa morte no Brasil e no mundo. Isso se deve principalmente à falta de informação ou acesso distorcido à mesma. Sendo assim, é de extrema importância falar sobre o assunto e a mobilização e participação de todos nesta campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer que é o Outubro Rosa.
Acreditando nisso e tendo em vista que este tipo de câncer tem até 95% de chances de cura se for precocemente detectado, o Hospital São Vicente de Paulo, durante todo o mês de outubro, buscou desenvolver dentro da instituição, ações de conscientização e prevenção, disseminando a cultura do Outubro Rosa entre os funcionários, sobretudo porque a equipe HSVP é composta em sua maioria por mulheres. Toda a programação foi organizada pelas Assistentes Sociais do HSVP, Lia Mara Teixeira e Patrícia de Assis Bastos.
Entre as ações aconteceram: Oficina de Beleza, na qual de forma voluntária, uma equipe Mary Kay ensinou sobre cuidados com a pele e maquiagem; foram realizadas várias palestras, com intuito de chamar a atenção das mulheres para os cuidados com o próprio corpo; a confecção de camisetas alusivas ao Outubro Rosa em conjunto com o Novembro Azul e ainda a confecção de um painel de conscientização e apoio a campanha, que pôde ser apreciado por pacientes e visitantes da instituição.
Entre as palestras, contamos com a participação da Doutora Daniela Ávila Nesselo, Ginecologista e Mastologista, explanando sobre o câncer de mama e esclarecendo mitos e dúvidas do público presente. Contamos também com a participação da Enfermeira Daniele Wonsbecher, coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher/Homem, IST e Criança do Município de Rio Negro, a qual explanou sobre a prevenção da doença.