Data: 31/07/2018
Você provavelmente comeria menos caso ficasse satisfeito após comer uma pequena quantidade de comida. E essa é o principal foco da cirurgia bariátrica, que ela auxilia as pessoas a perderem peso. A cirurgia bariátrica aumenta a perda de peso em pessoas obesas que não alcançaram sucesso a longo prazo com outras tentativas, porque reduz a capacidade de armazenamento do estômago, o que limita a ingestão de alimentos e ajuda você a se sentir saciado muito mais rapidamente.
Mas há mais de um tipo de cirurgia bariátrica. As opções incluem bypass gástrico, gastrectomia vertical, banda gástrica e plicatura gástrica. Seu médico pode ajudar a determinar se você é um candidato e, em caso afirmativo, qual opção funcionará melhor para você.
Por exemplo: se você tem um índice de massa corporal (IMC) de 35 ou mais, isso significa que você provavelmente precisa perder mais de 65 quilos. Sem fazer isso, você poderá desenvolver sérios problemas de saúde por causa do excesso de peso. Quase todas as pessoas com um IMC de 40 ou mais são candidatas à cirurgia.
Os benefícios da cirurgia bariátrica vai muito além da estética
A maioria das pessoas que precisam perder peso já tentaram vários métodos por conta própria. Embora possam ter algum sucesso no início, menos de cinco por cento dessas pessoas mantêm o peso por cinco anos ou mais. Na verdade, esses indivíduos geralmente recuperam o peso em menos de um ano.
Perder o peso e recuperá-lo não ajuda a mitigar os potenciais problemas de saúde associados à obesidade. Você deve manter o peso por um período mínimo de cinco anos para considerar a perda como um sucesso que pode resultar em uma vida mais feliz e saudável.
Os benefícios da perda de peso sustentada através de cirurgia bariátrica incluem:
Um estudo recente da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, sugere que a cirurgia bariátrica causa remissão a longo prazo de diabetes tipo 2 difícil de controlar. Os resultados deste estudo mostram que o procedimento é altamente eficaz para pacientes obesos com diabetes tipo 2, permitindo que quase todos os pacientes permaneçam livres de insulina e medicamentos adjuntos por pelo menos três anos após a cirurgia.
A cirurgia para perda de peso diminui o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral e doença cardíaca periférica. A pressão arterial e os níveis de colesterol podem voltar ao normal, ou quase normais, após a cirurgia, reduzindo esses riscos e melhorando o bem-estar geral.
Muitas pessoas obesas sentem-se deprimidas devido à má imagem corporal e ao estigma social. Mesmo as pessoas mais jovens que carregam um excesso significativo de peso acham difícil participar de atividades que poderiam desfrutar, levando ao isolamento social e à depressão. Perder esse excesso de peso pode melhorar a saúde emocional desses pacientes.
Alcançar e sustentar uma faixa de peso normal geralmente permite que pessoas com apnéia do sono parem de usar uma máquina de CPAP na hora de dormir.
Carregar o peso excessivo coloca muita pressão sobre as articulações que suportam o peso, muitas vezes causando dor crônica e danos nas articulações. A perda de peso significativa e sustentada que ocorre após a cirurgia bariátrica alivia o estresse nas articulações e muitas vezes permite que as pessoas parem de usar analgésicos e desfrutem de muito mais mobilidade.
A cirurgia para perda de peso também pode tornar o organismo feminino mais equilibrado e, com isso, melhorar a fertilidade durante os anos férteis.
Cirurgia de perda de peso pode aliviar a síndrome metabólica, complicações na gravidez, doença da vesícula biliar e muito mais.
Com a obesidade e as complicações de saúde que ela impõe às pessoas que sofrem com ela, aumentando em um ritmo alarmante na América, a cirurgia bariátrica certamente representa uma ferramenta poderosa para oferecer uma alternativa segura e especializada para pessoas com excesso de peso.
Nesse processo, é importantíssimo escolher um hospital especializado e profissionais qualificados para dar andamento aos casos e, felizmente, contamos com essa estrutura no Hospital São Vicente de Paulo. A cirurgia bariátrica é muito segura e, quando realizada por uma equipe experiente e conhecedora, não apresenta mais risco do que uma cirurgia no joelho ou na vesícula biliar, por exemplo.
No HSVP, nossos pacientes têm a melhor chance de sucesso por serem apoiados por uma equipe médica experiente que inclui cirurgiões, médicos bariátricos, enfermeiros, psicólogos, endocrinologistas e nutricionistas que estarão ao dispor para garantir os melhores resultados.