Data: 14/05/2015
Foi um tempo, não muito distante, em que a lavanderia de um hospital era praticamente igual a que tínhamos em casa: um tanque, a tábua de lavar, sabão em pedra e uma pessoa pronta para bater a roupa. Com o avanço da medicina e o entendimento da importância da lavanderia como um dos setores de apoio mais importantes de um hospital, a lavanderia hospitalar tem como objetivo básico transformar com segurança a roupa suja e contaminada em roupa limpa. “É para isso que precisamos contar com profissionais capacitados, bons equipamentos para um processo seguro e eficiente ”, explica Jucimara do Rocio Rosauro, Supervisora Operacional dos Serviços de Apoio do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
Exemplo de vida
Após 28 anos de trabalho ininterrupto na lavanderia, a colaboradora Wilma Terezinha Signorelli resume seu trabalho e dos demais colegas com uma palavra: amor. Um carinho que transcende o simples ato de fazer parte da equipe do setor de lavanderia. “No nosso dia a dia, lavamos, passamos, costuramos e nossa realização é saber que ajudamos a salvar vidas. Nossa eficiência aqui garante parte da qualidade do serviço e atenção ao paciente”, pontua.
O trabalho praticamente não para; de segunda-feira a sábado. “A demanda por roupas limpas é diária, seja de cama, banho, Centro Cirúrgico ou vestimentas.”, observa Jucimara que conta ainda, que uma peça de roupa dura em média 60 lavagens, um prazo curto – em torno de 2 meses de uso e lavagem – devido o processo.
Reutilização
Jucimara ainda explica que uma das formas de aumentar a vida útil dos enxovais de cama, banho e cirúrgicos, é cuidar para que esses materiais sejam utilizados corretamente. “Quando acaba a vida útil de uma parte do enxoval, procuramos reutilizá-lo, seja como pano de chão ou de outra forma, o importante é garantir o menor custo, sem abrir mão da segurança do paciente e preservando assim o meio ambiente.”
Além da demanda do próprio hospital, a lavanderia também atende a outras empresas da área da saúde.
“A segurança não é destino é uma jornada”