Data: 17/01/2016
O dia 19 de agosto de 2015 ficará marcado na história do Hospital São Vicente de Paulo como um daqueles momentos memoráveis. Nesta data, chegou à Diretoria, uma singela carta, cujo teor causou grande comoção. Após 50 anos de dedicação ao Hospital São Vicente de Paulo, o doutor Fernando Reitmeyer, solicitava o seu desligamento do Corpo Clínico do HSVP, que acatou o pedido ressalvando o maior apreço, empenho e carinho com a população da região. Com 80 anos de idade, encerra suas atividades como médico anestesista do HSVP.
Fernando Reitmeyer formou-se na Universidade Federal do Paraná em 1959, e por influência de um dos seus professores, o jovem estudante de medicina resolveu seguir a área da Pediatria. Já formado regressou à terra natal, pronto para atuar como pediatra.
Naquela época, porém, existiam cerca de 10 médicos atuando em riomafra, os quais em sua maioria realizavam atendimentos pediátricos. Oito eram cirurgiões, e não havia nenhum anestesista. Com isso, Reitmeyer especializou-se em anestesia e tornou-se o pioneiro da área em Mafra e Rio Negro.
Lembranças
Dr. Fernando carrega consigo inúmeras histórias emocionantes, mas com certeza a que mais marcou foi a aplicação da sua primeira anestesia como profissional do HSVP. Às 24 horas do dia 15 de fevereiro de 1961, aplicou anestesia em uma senhora, esposa de um ferroviário, em um procedimento de cesárea. Apesar do nervosismo, tudo transcorreu de forma tranquila, e o bebê veio ao mundo sem intercorrências. Este momento, quando lembrado ainda hoje, traz à tona toda a emoção vivida na época do seu acontecimento.
Dr. Fernando Reitmeyer possui qualidades raras, é um exemplo de profissional dedicado, que ama o que faz, e que não mede esforços para realizar com eficiência e profissionalismo seu trabalho. Além de atuar como médico membro do corpo clínico do HSVP nas áreas de pediatria e anestesia, também já foi secretário de saúde da cidade de Mafra, secretário de saúde da cidade de Rio Negro, vereador, diretor clínico do HSVP, diretor do departamento de anestesia, departamento de ética e departamento de admissão do HSVP.
Ele nos conta que eu seus anos de profissão, o que ficou registrado em sua vida profissional e consequentemente pessoal, foram três grandes pilares: realidade – para encarar os fatos como eles realmente são; honestidade – acima de tudo e em todas as situações e o sorriso no rosto – para receber o seu paciente acolhedoramente. São essas virtudes que ele espera ter deixado como exemplo para seus pacientes e colegas de profissão.
No auge de seus 80 anos, doutor Fernando esbanja vitalidade. Atualmente, em parceria com outros colegas de profissão, está realizando um trabalho junto ao Departamento de Transito – DETRAN, auxiliando nos exames médicos. Mesmo findado sua atuação em anestesiologia, permanecerá se dedicando com afinco à profissão que abraçou por 55 anos. Sentindo-se realizado com o legado que deixou, Dr. Fernando Reitmeyer encerra citando as palavras de São Paulo Apóstolo “Combati o bom combate e termino minha carreira na fé do Senhor”.
Nossa homenagem e nossa gratidão pelo esforço e dedicação dispensados ao HSVP.