Data: 23/12/2016
O senso comum diz que os corredores de um hospital comportam apenas frieza e dias para serem esquecidos. No entanto, os tratamentos de saúde são sempre necessários e fazem ou farão parte do cotidiano de cada um. Por isso, as ações do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital São Vicente de Paulo são tão importantes. A equipe, que congrega profissionais de vários setores, atua no hospital desde 2006 e tem como objetivo “possibilitar, difundir e consolidar a criação de uma cultura de humanização democrática, solidária e crítica no Hospital São Vicente de Paulo, procurando melhorar a qualidade e eficácia da atenção dispensada aos usuários internos e externos do hospital”.
Por meio de ações afirmativas e a organização de variadas atividades, o grupo busca melhorar o dia a dia do hospital, promovendo educação continuada e atualização para os funcionários, assim como implantar iniciativas de humanização, que beneficiem os profissionais de saúde, os pacientes, seus familiares e a comunidade como um todo.
Só nesse ano, o GTH promoveu palestras e ações, como no Outubro Rosa, Setembro Amarelo, Festa Junina (em parceria com a Cipa), entre outras. O grupo faz uso dos murais internos do hospital e, através de decoração específica, transmite informação e mensagens positivas.
Bom dia!
Para amenizar o sofrimento do paciente durante o período de internação, o GTH implantou o cartão de “Bom dia!”, com frases de motivação. “Assim, quando o paciente recebe sua primeira refeição do dia, vem acompanhado do cartão de bom dia com uma frase de motivação diferenciada para cada dia da semana. Uma mensagem de esperança, neste momento, pode ajudar os pacientes a acreditarem cada vez mais que a cura é possível. Assim, eles seguem mais fortes para a sua recuperação. É gratificante ver o sorriso de cada paciente ao receber este carinho!”, explica a psicóloga Edinara.
Outra ação que é realizada continuamente pelo grupo é a felicitação de aniversário aos pacientes internados. “Isso ocorre sempre que temos um paciente que encontra-se hospitalizado no dia de seu aniversário;’, diz. A ideia é melhorar o clima de sua internação. Para isso a equipe assistencial se reúne e vai até o leito do paciente para cantar parabéns, decorando seu leito.