Data: 19/03/2018
Atualmente, estamos na era das conexões, das distâncias reduzidas e dos equipamentos portáteis que nos guiam a grandes caminhos… Esse momento de avanços tecnológicos reflete em muitas atuações, como é o caso da medicina. Aqui, no Hospital São Vicente de Paulo, procuramos estar sempre em sintonia com o que há de mais moderno, para que a partir disso ofereçamos serviços sempre melhores e atualizados aos nossos pacientes.
Recentemente adquirimos um aparelho de Ultrassom Portátil, que é uma alternativa leve, prática e eficiente, por conta de sua versatilidade de aplicação, sem a necessidade de locomover os pacientes. Para o serviço de Urgência e Emergência do HSVP, no qual o tempo de atendimento é essencial para a vida de quem o procura, a presença do Ultrassom Portátil vai agilizar as consultas e otimizar os diagnósticos médicos.
Entre as principais características desse equipamento, podemos destacar sua telas com ampla qualidade de definição, as funcionalidades que permitem a visualização de imagens precisas e de acordo com as necessidades de cada paciente, e, principalmente, o conforto e privacidade que oferece ao paciente, podendo ser realizado o exame em qualquer lugar.
De acordo com a Dra; Natália Zimmermann, médica especialista em Medicina de Emergência e coordenadora do serviço de Urgência e Emergência do HSVP, o US Portátil: “facilita a avaliação de pacientes politraumatizados, para ver se existe uma perfuração do pulmão e se há sangue dentro da cavidade pleural ou na cavidade abdominal. E vai auxiliar também a fazer a avaliação da causa de choque dos pacientes admitidos (infarto do miocárdio, embolismo pulmonar, choque hemorrágico. Segundo a Dra. Natália, “Também serve pra avaliar causas de falta de ar, ver se tem líquido nos pulmões, trombo nas pernas, pneumonia ou derrame pleural”.
Conforme o Dr. Cláudio Kroda, anestesista do HSVP: “No Centro Cirúrgico os benefícios serão na realização de acesso venoso central em pacientes com as mais diversas complicações e também na segurança para a realização de bloqueios periféricos, pois permite melhor visualização das estruturas anatômicas, evita lesões e injeções inadvertidas de substâncias dentro de veias e artérias”.
O equipamento guia outros procedimentos como paracentese, toracocentese, Atua no auxílio em cirurgia de varizes, na localização de veias em procedimento de esclerose, realização de ultrassom no intraoperatório, para esclarecimento de diagnóstico e pesquisa em tempo real, para a localização de líquidos, inflamações e compressão em estruturas ou tumores em cavidades, oferecendo uma maior precisão cirúrgica. Na UTI, além das aplicações supracitadas, o US portátil contribui para uma avaliação diária de pacientes críticos, em relação ao desempenho cardíaco, capacidade de funcionamento da veia cava inferior, acessos vasculares centrais de alta complexidade, manejo de derrame pleural e auxilio no diagnóstico de morte encefálica. “garantimos maior assertividade e precisão diagnóstica no manejo dos pacientes internados na UTI do HSVP, comenta Dr. Rodrigo Longuinho, Coordenador da unidade”.
O Hospital São Vicente de Paulo fica feliz em trazer para Mafra mais essa inovação tecnológica que facilitará a atuação dos nossos profissionais da saúde e, com isso, garantirá melhores resultados aos amigos que buscam por nossos serviços. Nossa diretoria e administração não mede esforços para manter essa instituição como referência em Santa Catarina e em todo o país, por isso, temos certeza que o investimento de R$ 118.078,92, oriundo do caixa do HSVP, trará inúmeros benefícios para as mais de 400 mil pessoas que contam com nossos atendimentos.