Data: 17/09/2016
No inÃcio de outubro, uma importante reunião entre a bancada de senadores e deputados federais catarinenses e setores da sociedade tratou da destinação de recursos das emendas parlamentares para o próximo ano, 2017. Em parceria com a AHESC-FEHOESC-FEHOSC, o Hospital São Vicente de Paulo de Mafra esteve representado na ocasião, com a presença do coordenador geral da instituição, Dario Clair Staczuk.
A participação no Fórum Parlamentar Catarinense foi de importância vital para garantir recursos para os hospitais filantrópicos do estado, que deverão ter a disposição cerca de R$ 190 milhões em emendas parlamentares no ano que vem. A divisão e a destinação destes recursos ainda será definida, mas a garantia do valor é um alento para o trabalho dessas entidades, que dependem desses recursos para continuar prestando o atendimento à saúde, que é essencial. “Nós temos que agradecer o trabalho dos parlamentares e reconhecer que muitas coisas boas têm sido conquistadas. Os senadores e deputados estão empenhados em ajudar os hospitais filantrópicosâ€, comenta Staczuk.
A articulação polÃtica de parlamentares e gestores dos hospitais garante a continuidade na prestação desse serviço de saúde que, além de garantir o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, em algumas regiões os estados são os únicos prestadores de serviço de saúde. Sem os hospitais filantrópicos, muitas regiões de Santa Catarina ficariam na dependência exclusiva do atendimento prestado por hospitais de grandes cidades.