Data: 14/05/2015
A Segurança do Paciente foi tema da Educação Continuada para Profissionais do HSVP, encontro que aconteceu nos dias 10 e 11 de março, no auditório do Hospital. Nesses dois dias, cerca de 130 funcionários de diversos setores do hospital puderam atualizar seus conhecimentos acerca da temática que vem sendo discutida a nível internacional por diversas instituições de saúde. O tema também tem recebido atenção nos encontros mensais entre instituições de saúde e também de ensino do Planalto norte.
Em Mafra, as atividades foram organizadas pela Comissão de Segurança do Paciente, através dos enfermeiros Carlos Friedrich, Camila Maria Kolb e Denise Dallagnol, as fisioterapeutas Flavia Etgetom, Sabrina Mendes Lurezovoski e farmacêutica Dione Ruthes. “Além da atualização de conhecimentos através de palestras, o encontro proporcionou a troca de experiências entre todos os profissionais, enfatizando o papel de cada setor na segurança do paciente”, explica Carlos Friedrich. Segundo ele, a temática é de suma importância para que todos possam estar atentos para a redução de danos.
Equipe multidisciplinar
A Comissão de Segurança do Paciente do HSVP foi criada em 2013 e é composta por uma equipe multidisciplinar de funcionários, que concentram esforços para garantir uma melhor qualidade de atendimento e tratamento de pacientes. A criação da comissão atende a Portaria do Ministério da Saúde nº 529 de 01 de abril de 2013, também com base em requisitos da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, que desde 2004, busca sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população para a busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade no cenário mundial.
A segurança do paciente envolve seis passos que devem ser observados por todos os profissionais que direta ou indiretamente estão envolvidos ao cuidado do paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, prevenção do risco de infecções e prevenção do risco de queda. Além do atendimento ao paciente, as comissões auxiliam a administração hospitalar na aprovação de equipamentos e reformas, sempre visando ampliar a qualidade da assistência prestada.