Data: 01/10/2016
Nos murais do hospital, durante todo o mês de setembro, a cor da decoração e alguns pequenos recados e lembretes trouxeram à tona um tema muito importante: a prevenção ao suicídio. O tema ainda é um tabu e tratar desse assunto é delicado. No entanto, é necessário que se saiba que esse problema existe, pois está entre as 10 maiores causas de morte – em todas as faixas etárias – em todo o mundo.
A decoração, promovida pelo Grupo de Humanização do Hospital, além de tentar sensibilizar sobre o tema, trazia alguns dos caminhos possíveis quando se detecta alguém que não está dando valor à vida, como a procura por ajuda profissional e o CVV (Centro de Valorização da Vida) e o Grupo de Apoio à Vida (GAV), da prefeitura.
No dia 30 de setembro, foi realizada palestra para os profissionais do hospital sobre o assunto, com a psicóloga Débora Popadiuk, da prefeitura de Mafra. “Nós temos que aguçar o olhar para perceber o outro, para se colocar no lugar do outro e tentar entender a realidade do outro”, disse, no evento.
Ela ainda trouxe dados sobre o suicídio no Brasil e no mundo, já que é considerado um problema de saúde pública. A palestra ajudou a desfazer mitos sobre o tema e a profissional passou dicas sobre o que fazer e o que não fazer nesses casos.