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Tecnologia em prol da gestão hospitalar
Publicado por Assessoria de Imprensa

Data: 09/10/2015

Setor de informática (7)Criar soluções inovadoras com o objetivo de dinamizar os serviços e melhorar a gestão hospitalar – esse é o grande compromisso do Departamento de Tecnologia da Informação do Hospital São Vicente de Paulo. Responsável pelo desenvolvimento do sistema que integra a recepção, internamento, Serviço de Diagnóstico por Imagem, compras, farmácia, almoxarifado, prescrição eletrônica, Pronto Atendimento e ambulatório, banco de sangue, patrimônio, faturamento, centro cirúrgico, controle de pessoal e acesso de funcionários, telefonia, lavanderia, nutrição, controle de associados e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Custos Hospitalares. Um trabalho que garante aos gestores das áreas administrativas e assistenciais um rápido acesso as informações, conforme explica o responsável pelo setor e programador Roberval Smekatz.

Estrutura

O departamento, composto também pelo técnico em informática Douglas Rhuan Liebel, é responsável ainda, por dar suporte aos 65 computadores, 20 impressoras e três servidores (divididos em banco de dados, banco de imagens médicas e internet). Para garantir que nada se extravie no tráfego de informações, são realizados dois backups ao dia. “Todo dia é um novo cadastro, uma informação nova. O aumento de dados é constante e saber dimensionar a melhor forma de manutenção para fazer o ambiente da rede permanecer estável é o desafio diário” complementam. Os funcionários do setor prestam, ainda, treinamento e orientações aos usuários, gerenciam o sistema de segurança de acesso, dentre outros.

Com 22 anos de hospital, Roberval acompanhou a tecnologia evoluir dentro e fora do hospital e vê como divisora de águas a composição de um novo sistema de prontuário eletrônico: histórico clínico, prescrição médica, solicitação e resultados de exames, evoluções e controles de enfermagem, integração com os serviços de apoio, atendendo as regras estabelecidas pela sociedade brasileira de informática em saúde (SBIS), órgão que é responsável por padronizar as informações e os métodos de controle e segurança.

Fundamentado no conceito de possibilitar o máximo de eficiência, o banco de informações – desenvolvido pelo Departamento – produz um registro eletrônico do paciente, armazenando todos os atendimentos que obteve na instituição. “Possibilita maior segurança, agiliza o atendimento e dá maior efetividade ao trabalho dos profissionais”.

No âmbito do atendimento, o principal objetivo é a manutenção das informações e com a ampliação dos serviços do HSVP através do ambulatório de especialidades médicas, ocorreu um incremento no banco de dados com registro dos pacientes externos, fator que permite um histórico completo não só em caso de internação, mas de atendimento clínico e exames realizados no HSVP.

Planos futuros

No hospital, assim como na tecnologia, é preciso estar em constante evolução. Dessa forma o departamento possui um projeto em andamento que objetiva ampliar, ainda mais, a efetividade dos trabalhos e garantir a segurança dos pacientes. A nova ferramenta, em desenvolvimento, permitirá a coleta de informações com dispositivos móveis. Nesse método toda a informação coletada no atendimento da enfermagem será direcionada direto para o prontuário do paciente; atualmente a anotação é feita em planilha e depois digitalizada. Outro benefício será um sistema de alerta e apoio as decisões por exemplo: na hora da administração de um medicamento um cruzamento de dados: paciente (através da leitura da pulseira de identificação), verificação de alergias a substâncias e prescrição médica; em caso de inconsistência o sistema emitirá um alerta. Nesse sentido, Roberval afirma que a tecnologia será muito útil tanto para a segurança do paciente, impedindo erros de administração ou interações medicamentosas, como para o profissional que terá mais uma ferramenta de apoio e auditoria.

“Aqui a utilizamos em prol do atendimento hospitalar”. O projeto piloto deve ser implantado na área ambulatorial, pronto atendimento. Para área administrativa está em estudo a integração com o serviço de contabilidade que é terceirizado e uma atualização do financeiro.

Roberval conta que todas as ações são possibilitadas por haver uma diretoria e coordenação geral ativa e aberta para alterações que melhorem, ainda mais, os processos internos: prova disso foi a padronização dos equipamentos, desenvolvimento de sistemas entre outras. “Prezamos sempre, em todas as ações, pela informação e segurança do paciente. Se há dúvidas em algum sistema, alteração ou protocolo a ser implantado seguimos no estudo”, explica.

Cientes do importante papel do departamento no andamento dos serviços, os funcionários finalizam: “A informação é a maior riqueza de uma organização. Aqui o bom andamento do sistema, com a automatização de ações, permite maior eficiência no atendimento à comunidade”.

Conheça alguns números do TI do hospital:

100 mil arquivos de texto e planilhas eletrônicas

18 Gb de base de dados

400 mil imagens em DICOM no banco de dados de imagens

100 mil cadastros de clientes/pacientes

3 links internet: 1 hospital / 1 imagens / 1 para wifi

860 relatórios diferentes para todas as áreas

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